Ayurveda

AYURVEDA ou AYURVÉDICA, é o nome dado à “Ciência” médica (e conhecimento holístico) desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos por sábios ancestrais, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais e terapêuticos da Humanidade: a natureza era o seu laboratório, a experimentação e a observação os seus métodos.

Surgida na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana), não é apenas uma das mais antigas é sim uma das mais completas técnicas naturais para reestabelecer o equilíbrio físico e psíquico.

A Medicina Ayurvédica é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma medicina complementar e alternativa desde 1978 e tem vindo a conquistar a população ocidental como uma forma de prevenção, manutenção e promoção da saúde e bem-estar. Na Índia, é um sistema médico respeitado pelo governo, disponível em hospitais e clínicas por todo o país. Em Portugal, a Ayurvédica é praticada por Terapeutas e Técnicos.

A palavra Ayurveda é composta por duas palavras sânscritas: VEDA e AYUR, a primeira tem como significados Ciência, Conhecimento ou Sabedoria e a segunda Vida.

Assim, costuma ser referida como a “Ciência da Vida”, Ciência da Longevidade” ou o “Conhecimento da Vida Humana”. A doença, para o Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da Vida. Como ciência integral, considera que a doença se inicia muito antes de chegar à fase em que finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

O Ayurveda baseia-se nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do Universo. São eles Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Toda a matéria que existe no Universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano. De acordo com o Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através dos dosha. Os doshas são Vata, Pitta, e Kapha. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções. Quando há excesso ou carência de um dos doshas, há um desequilíbrio que pode originar uma doença.

Ayurveda representa uma abordagem de cura holística e simples

O seu objetivo é conhecer-se a si mesmo e revelar causas profundas que condicionam a sua saúde. Tenta perceber o núcleo do problema e descobrir a causa primária da doença, quer tenha tido origem numa dieta inadequada, estilo de vida, marcas hereditárias, pensamentos negativos ou emocionais e desequilíbrio energético. Dá-nos uma perspetiva mais ampla do contexto das condições, o que cria e afeta o nosso estado mental e físico.

A prática Ayurvédica acima de tudo, apela à prevenção consciente e estilo de vida saudável, porque é sempre mais fácil curar uma doença nas suas fases iniciais, do que deixá-la desenvolver-se, resultando em danos nos tecidos. Setenta por cento das doenças, são originadas devido a uma dieta incorreta. Por esta razão, uma terapia ayurvédica bem-sucedida, depende antes de mais, de uma dieta adequada, e também da nossa força de vontade de mudar alguns dos nossos hábitos e estereótipos atuais, pois são eles muitas vezes a causa dos nossos problemas de saúde.

Segundo o Ayurveda, a vida saudável é uma postura de equilíbrio quotidiano, no qual cuidamos de nós mesmo a todos os níveis: físico, emocional e espiritual. A dieta e o estilo de vida formam as bases a Ayurveda, e quaisquer outros tratamentos recomendados serão menos efetivos caso não se assimile e pratiquem pos princípios. A medicina ayurvédica baseia-se na crença que toda a doença deriva do sistema digestivo, pelo que os princípios concentram-se em grande medida na nutrição. Quando tiver aprendido a comer e a viver em sintonia com o seu dosha começará a curar o seu vikruti (estado de desiquilibrio) e a viver em harmonia.

Esta medicina integra a ciência médica e utiliza recursos como plantas medicinais, dietas, exercícios físicos, meditação, yoga, massagem entre outros.

Atitude certa, força de vontade sólida e determinação para enfrentar os nossos problemas de saúde, são o pilar do êxito.

A Perspectiva Ayurvédica

Ayurveda entende o ser humano como um indivisível e mutuamente interligado complexo de corpo, energia vital, mente e alma. Não se foca nos sintomas, mas sim nas causas de desequilíbrio psicossomático, que precedem todas as doenças.

Um sintoma é entendido apenas como um sinal de aviso de que algo está errado com o corpo e de que um nível mais profundo de correção é necessário. Assim, de acordo com os princípios de estilo de vida saudável, o Ayurveda tenta restaurar o estado natural de harmonia no corpo humano, que se manifesta como saúde mental e física.

Seguindo um programa de mudanças positivas, incluindo uma dieta adequada e o uso regular de ervas, é possível eliminar vários problemas de saúde e doenças persistentes como problemas de pele, problemas respiratórios, transtornos digestivos, enxaquecas, obesidade, problemas circulatórios e dificuldades ginecológicas. Outras doenças como na coluna vertebral, doenças nas articulações e músculos, insónia, cansaço e stress, também podem ser curados.

Aruna Yoga Shala

Benefícios da Medicina Ayurvédica

Integrar a rotina ayurvédica no quotidiano é renascer, reencontrar o equilíbrio, viver sem limites e, acima de tudo, ser feliz.

O Ayurveda ensina a:

  • Prevenir, fortalecendo o sistema imunitário e minimizando o stress celular;
  • Criar uma rotina ou o hábito de acordar com energia todos os dias;
  • Combinar alimentos de forma a fortalecer o agni (fogo digestivo), que é a principal fonte de energia vital;
  • Utilizar a cozinha como uma farmácia, de acordo com as plantas que são mais indicadas a cada constituição corporal;
  • Cuidar não só da beleza interior mas também da pele, do cabelo, entre outros;
  • Gerir os ciclos de sono, permitindo usufruir de noites profundas e reparadoras.
Aruna Yoga Shala

Aconselhamento Ayurvédico

O que é o aconselhamento terapéutico Ayurvédico?

O aconselhamento Ayurvédico é um diagnóstico eficaz assente num programa individual e pessoal, projectado para ti mesmo para a prevenção, cura e manutenção da tua saúde.

Tu és diferente de todas as outras pessoas, esta é uma noção do Ayurveda que cada um é em si só um caso de estudo, e portanto cada diagnóstico é direcionado para o que precisas em termos físicos, emocionais e energéticos a cada momento.

O aconselhamento é uma ferramenta importantíssima para o tratamento de patologias e desequilíbrios específicos, levando-te a um estado superior de auto conhecimento a nível físico e mental, contribuindo de forma intuitiva e natural para o teu equilíbrio.

O Ayurveda pode ser a receita para uma saúde perfeita e equilibrada.

O que acontece numa consulta de ayurvédica?

De acordo com as necessidades de cada um, é desenvolvido e aconselhado um plano de acção terapêutica que pode incluir:

  • Orientação alimentar
  • Massagens e outros tratamentos manuais
  • Prescrição de ervas medicinais
  • Chás e medicamentos ayurvédicos
  • Métodos de desintoxicação
  • Exercícios de respiração e práticas de yoga
  • Alterações às rotinas diárias (dinacharia)
  • Sazonais (rituacharia)
  • Ou mesmo a interação com outras especialidades.

A saúde será de manutenção fácil e natural.

Online ou presencial.

Duração: 60-90 minutos

Marca já a tua consulta.